
Essas férias estão me matando, não tem nadinha pra fazer, enão decidi botar algo atual no blog!
O jornal está a um tempão falando sobre os ataques a faixa de Gaza, mas, você sabe por que isso vem acontecendo?
A gente te explica! (leia pra passar no vestibular viu?)
Gaza, Israel e Cisjordânia fazem parte do território palestino (fato!), Palestina é uma região que faz parte do corredor que divide a Ásia, a África e é de cara com a Europa.
Há muito, mas MUITO tempo atrás (tipo uns 2 milênios antes de Cristo) a Palestina era vários estados sobre domínio egípcio, tudo estava "numa boa" até que imigrantes vindo de várias partes do Globo vieram à região e foram fundando pequenos reinos, dentre esses reinos GAZA, ISRAEL(no norte) e reino de Judá (esse último, tinha como capital Jerusalém, que foi onde residiu Jesus), como eram povos diferentes, eles viviam em guerra, mas se uniam quando outros países viam lutar por aquele território, até que nesse vai e vem de guerras Israel foi extinta!
Passaram-se uns anos, Jesus veio, pregou o cristianismo e morreu, a região ficou influenciada pelo cristianismo, sendo assim a maioria esmagadora da população era cristã e árabe. Bem, enquanto tudo isso ocorria, ainda existiam os judeus que queriam uma região sagrada para eles, mas na época não faziam a questão tipo "OH, nosso estado sagrado tem que ser na Palestina", e tinham até uma idéia de fazer o estado na Argentina, mãs, na segunda guerra mundial, não teve jeito, os nazisatas estavam massacrando os judeus, e eles acabaram escapando para a palestina mesmo, que depois quea guerra acabou, exigiram um estado para eles, mas os palestinos não queriam os judeus lá não, mesmo assim a ONU concedeu 78% da Palestina para ser Israel,ou seja, os palestinos que estavam antes nesse 78% de terra (cerca de 700 mil palestinos) eram considerados foragidos e os judeus de Israel, não queriam nem saber e massacram esses povos, até hoje, essa guerra continua.
Bem... o que esta acontendo em Gaza é mais uma ofensiva israelense,e que agora, acaba de matar um líder militar palestino. Já foram contados mais de 635 mortos. A ONU, pede trégua, mas eles já disseram que não vão desistir.
Nunca sabemos até quando isso irá continuar, devem lembrar que além de judeus e palestinos,além de diferentes religiões eles são seres humanos,são da mesma espécie, mas não podemos fazer nada, eles devem eles próprios reconhecer isso.
"O que está acontecendo na Palestina, não é justificável por nenhuma moralidade ou código de ética. Certamente, seria um crime contra a humanidade reduzir o orgulho árabe para que a Palestina fosse entregue aos judeus parcialmente ou totalmente como o lar nacional judaico."
Gandhi